Você sabe o que realmente acontece quando você cheira uma rosa? Descubra como a Aromaterapia funciona.
Os aromas são como todas as coisas no mundo, feitas de moléculas. Moléculas diferentes possuem aromas diferentes. Quando você inspira o aroma de uma rosa, na verdade está inspirando moléculas aromáticas que a rosa libera no ar.
Essas moléculas viajam pelo seu nariz e se ligam na sua membrana olfativa, que possuem terminações nervosas altamente especializadas, chamadas de receptores olfativos. Uma vez que esses receptores reconhecem uma molécula aromática, eles enviam um sinal para o seu bulbo olfativo, que por sua vez está ligado ao Córtex Cerebral e o Sistema Límbico.
Em seguida, são liberados hormônios e neurotransmissores. Você provavelmente sabe que diferentes hormônios e neurotransmissores ocasionam diferentes reações em seu corpo. Então, se uma rosa te lembrar algo romântico, você terá pensamentos românticos. Se a lavanda te relaxa, seu organismo irá liberar hormônios relaxantes.
Desta maneira que a Aromaterapia age no seu organismo. Suas emoções, hormônios e respostas de cura, são influenciadas pelos aromas dos Óleos Essenciais. Por isso, podemos dizer que a Aromaterapia é uma Terapia Holística, pois promove o equilíbrio do corpo e da mente, trazendo mais saúde e bem-estar.
Quer saber mais sobre Aromaterapia?
Faça o seu cadastro gratuitamente e receba nossas novidades.