Startups
Proradis, healthtech investida pela Wayra, fecha aquisição da LaborLIS
Após dobrar de tamanho na pandemia, startup quer aumentar portfólio de produtos com compra de empresa fundada em 2001
2 min de leituraA Proradis, healthtech investida pelo hub de inovação Wayra, anunciou com exclusividade a PEGN a compra da LaborLIS. Após dobrar de tamanho em plena pandemia, a startup que desenvolve sistemas para o segmento de diagnósticos por imagem espera aumentar o portfólio de produtos e melhorar a experiência do cliente com a aquisição.
Investida em 2020 com um aporte de R$ 8 milhões, a empresa tinha como planejamento crescer de forma orgânica, aumentando a base de clientes, mas também por meio de M&As (fusões e aquisições). “O último ano foi delicado e triste por um lado, mas trouxe à tona o papel do digital. E a gente entrou na pandemia preparado para arrumar a casa e acelerar”, diz Eduardo Alvarez, fundador e CEO da Proradis.
A solução desenvolvida pela startup é usada por 900 clientes. Com a compra da LaborLIS, a Proradis passa a contar com mais 100, conta o empreendedor. Além disso, a healthtech assimila todo o time da LaborLIS, que desenvolve soluções no segmento de análises clínicas. Com a aquisição, as empresas passam a ter 60 colaboradores. Ulysses Neto, fundador da companhia, integrará a direção da Proradis, sendo responsável por toda a equipe de desenvolvimento do negócio.
Para os empreendedores, a união das empresas visa oferecer uma solução completa para o mercado de diagnósticos em saúde, com foco em laboratórios clínicos. Segundo Alvarez, o objetivo do negócio não é acumular mais uma plataforma, mas integrar os produtos de forma complementar. “Se houver sobreposição, nós vamos escolher o melhor produto e focar em novas soluções”, diz o CEO da Proradis. “Não será de forma nenhuma uma colcha de retalhos. Vamos nos certificar de que haja a construção de um produto único, com viés técnico e focado no paciente”, afirma Neto.
Agora, o foco do próximo semestre é trabalhar a integração das equipes e a tecnologia das duas empresas. Com isso, a Proradis espera encerrar 2021 dobrando de tamanho mais uma vez. Em paralelo, a busca por novas fusões e aquisições não para. “Ainda estamos procurando negócios com sinergia com a gente para crescer”, diz Alvarez. Para o final de 2022, está no pipeline da empresa abrir uma nova captação. “Mas está longe. O foco agora é na integração dos times”, conclui o CEO.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos de PEGN? É só clicar aqui e assinar!